Emoções humanas: psicólogos explicam que “soltar os cachorros” faz tão mal quanto guardar mágoa

Desde jovem ouço falar que as pessoas devem reagir sempre que são provocadas, pois guardar mágoas e ressentimentos é péssimo, é uma fonte de sentimentos negativos futuros.

Mas a minha experiência de vida foi me ensinando que reagir com dureza é igualmente ruim, pois gera novos problemas, inimizades e até demissões.

A reação ideal está em algum ponto entre a explosão e a carneirice, e para isso as pessoas precisam se preparar, até mesmo treinar.

Esta ambígua situação foi o tema de uma reportagem com um título que já resume dilema e solução: “Soltar os cachorros’ faz tão mal quanto guardar mágoa; equilibre-se”.

Foi publicada no site UOL (que pertence ao jornal Folha de São Paulo) e se baseou em entrevistas com dois psicólogos.

Eles explicaram que pais tendem a ensinar aos filhos a reprimir sentimentos e reações, mas as consequências podem ser negativas e até levar à depressão.

Mas também não defendem uma reação à altura da provocação: “Pessoas que reagem instintivamente às situações, sem antes refletir sobre o acontecido, geralmente se envolvem em discussões desgastantes, saem ainda mais magoadas e, pior, não conseguem resolver o caso de um jeito eficiente. A expressão ‘quem fala o que quer, ouve o que não quer’ veste os mais impulsivos como uma luva.”.

 

No decorrer da entrevista, os especialistas entrevistados sugerem estratégias interessantes para evitar os dois extremos – e suas consequências – com base no conceito lógico de que “é sempre melhor deixar para voltar ao assunto numa ocasião em que o lado racional poderá falar mais alto que o emocional”.

Parabenizo as repórteres Marina Oliveira e Rita Trevisan, que produziram um belo exemplo de jornalismo com valor social, e sugiro a leitura completa do texto.

Para acesso ao inteiro teor do artigo, cliqueaqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: