Mario Vargas Llosa – em cruzada contra o populismo – não se comoveu com o pranto histérico dos venezuelanos nos demorados funerais de Hugo Chávez

Hugo Chávez – falecido em 05/03/2013 – foi um bom ou um mau líder político para a Venezuela?

A julgar pela quase unanimidade dos analistas que escrevem na grande mídia, foi um fracasso, apesar de toda a idolatria popular.

(No mínimo, perdeu uma oportunidade ímpar de aproveitar a vasta popularidade e deixar uma obra duradoura.)

Um dos mais influentes do grupo – ainda que não tenha título de cientista social – é o escritor peruano Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel de Literatura (2010).

No dia 10/03/2013 o jornal O Estado de São Paulo traduziu e publicou seu artigo “A morte do caudilho”, um necrológio destruidor.

Informa e afirma que “as políticas do caudilho deixaram [o país] empobrecido, dividido e conflagrado, com a inflação, a criminalidade e a corrupção mais altas do continente, um déficit fiscal que beira a 18% do PIB”.

Mais adiante reitera o fracasso administrativo do Comandante:

Nos 14 anos que Chávez governou a Venezuela, o preço do barril de petróleo ficou sete vezes mais caro, o que fez desse país, potencialmente, um dos mais prósperos do planeta. No entanto, a redução da pobreza nesse período foi menor que a verificada, por exemplo, no Chile e no Peru no mesmo período.”

E associa o culto à personalidade de Chávez a fatores antropologicamente tribais: “aquele medo da liberdade que é uma herança do mundo primitivo, anterior à democracia e ao indivíduo, quando o homem ainda era massa e preferia que um semideus, ao qual cedia sua capacidade de iniciativa e seu livre-arbítrio, tomasse todas as decisões importantes de sua vida”.

Sugiro a leitura completa; para acesso ao inteiro teor do artigo, cliqueaqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: