Os conquistadores espanhóis arrasaram com todos os indígenas que habitavam Cuba

Conheci Cuba durante uma viagem que fiz à ilha comunista em 2005, que narrei em meu Diário de um Turista em Cuba, disponível em formato PDF na coluna da direita deste blog, ou pelo link http://marcio.avila.blog.uol.com.br/cuba.htm.

No pacote estava incluída uma passagem pela Península Zapata, parte sul da província (equivalente aos estados brasileiros) de Matanzas, tendo como atrações uma grande lagoa (Laguna del Tesoro), o Gran Parque Natural Montemar, uma criação de crocodilos e algumas ilhas que já foram habitadas pelos indígenas taino.

A guia explicou que todos os indígenas que habitavam Cuba em 1492, quando da chegada dos conquistadores espanhóis liderados por Diego Velázquez, foram aniquilados.

Eram três os grupos indígenas extintos: os outros eram os guanahatebey e os siboney.

Na Península Zapata os cubanos recriaram cabanas e equipamentos originalmente usados pelos taino; coube à argentina Rita Longo (não fui feliz ao pesquisar na internet a biografia dela) a elaboração de esculturas representando os indígenas.

Na foto abaixo, apresento uma escultura de um taino dominando um cocodrilo, com a interessante opção pela cor rosa:

Escultura da artista plástica argentina Rita Longo na Península Zapata (Cuba: um índio taino dominando um cocodrilo, com a interessante opção pela cor rosa.

Escultura da artista plástica argentina Rita Longo na Península Zapata (Cuba: um índio taino dominando um cocodrilo, com a interessante opção pela cor rosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: