Cienfuegos, bela e pouco conhecida cidade de Cuba

A fragilidade da economia cubana criou um desnível entre suas cidades; as mais belas ou bem conservadas são aquelas que recebem o dinheiro – dólares ou euros – do turismo.

Entre elas está Cienfuegos, que conheci por poucas horas em 2005; uma cidade costeira, mar caribenho, a 260 quilômetros de Havana.

Minha guia cubana contou que sua colonização foi francesa, promovida pelo governador da região, 200 anos atrás, que decidiu formar uma população branca por medo da repetição do processo de independência do Haiti, que expulsou os brancos de origem europeia e criou um país basicamente de negros e indígenas.

E também acrescentou que a miscigenação racial é diferente em Cienfuegos, que ainda mantém uma população predominantemente branca, de ancestralidade francesa.

— Os negros que você está vendo — apontou — provavelmente são todos de fora, não moram aqui. — me garantiu.

Surpreendente para um país comunista.

Encontrei na internet a seguinte informação histórica: “Em 1819, um francês de nome Louis Clouet, persuadiu o Governador Geral de Cuba, a arrendar terras a pessoas oriundas da Louisiana por a França a ter vendido aos EUA e eles estarem em debandada, o Governador José Cienfuegos aceitou a proposta e arrendou parcelas de terra junto ao porto aos novos colonos, que agradecidos deram o nome do governador à cidade, nascendo assim Cienfuegos, que rapidamente se transforma num dos maiores portos de Cuba, o estilo neoclássico da cidade não esconde o passado colonial Francês.”.

Indico a leitura do blog Cuba Aventura, especificamente da página sobre Cienfuegos, com belíssimas fotografias, que pode ser acessada clicandoaqui.

E publico abaixo uma foto que fiz da praça principal da cidade, com seus tradicionais automóveis da primeira metade do século 20, as repetitivas homenagens a Che Guevara, os decadentes prédios não reformados e um colégio remanescente da época de ouro:

Cienfuegos_Cuba

Anúncios
Publicado em Viagens. Tags: , . Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: