A cidade e as praias de Varadero, talvez a maior atração turística de Cuba

Minha vontade de conhecer Cuba se acendeu em 2005, quando passei em frente a uma agência de viagens da CVC, em Belo Horizonte, e vi um folder oferecendo pacotes de turismo para a grande ilha da América Central.

Eu não sabia da existência de circuitos turísticos para o único bastião comunista das Américas – também um dos poucos remanescentes no mundo, e o único em língua que eu entendo.

Entrei na loja e conversei com a vendedora; ela abriu o folder, que foi lendo e resumindo, tentando fingir que sabia alguma coisa sobre o produto à venda.

Descreveu a beleza da cidade de Varadero e de suas praias mas se baseou, claramente, apenas nas fotos do folder.

Agradeci e fui embora, à procura de uma agente competente; a Virgínia, da Turazul Viagens, montou um pacote adequado aos meus interesses pessoais de viajar bastante dentro do país, conhecer pessoas, lugares e regiões diferentes.

Consegui uma viagem tão motivadora e enriquecedora que me inspirou a escrever o Diário de um Turista em Cuba, disponível em formato PDF na coluna da direita deste blog, ou pelo link http://marcio.avila.blog.uol.com.br/cuba.htm.

E a penúltima cidade do pacote que se fechou na capital Havana foi a própria Varadero, a 140 quilômetros de distância, bem ao estilo do turismo internacional caribenho: muito calor, longas praias, hotéis enormes e confortáveis.

O clima favorável me incentivou a tirar esta foto que compôs uma sequência de imagens horizontais, com as mudanças da cor da água do Atlântico à medida que o mar se aprofundava, se encontrando na linha do horizonte com o céu nublado e belo.

Varadero, Cuba

Publicado em Viagens. Tags: . Leave a Comment »

Deixe um comentário

