O falecido humorista Rony Rios, intérprete da Velha Surda da Praça, era um veterinário que exercia regularmente as duas profissões

Um dos personagens mais conhecidos e marcantes do humorismo brasileiro era a Velha da Praça, destaque dos programas Praça da Alegria e A Praça é Nossa, comandados por Manoel de Nóbrega e depois pelo seu filho Carlos Alberto de Nóbrega.

Em torno dos anos 1990 fiquei surpreso ao saber que seu intérprete, o humorista Rony Rios, era um médico-veterinário, profissão que mesclava com o trabalho de ator.

Encontrei uma identificação, pois eu mesmo misturei, durante um bom tempo, a medicina veterinária com o jornalismo (e não foi só).

Uma duplicidade que sempre causa estranheza nas pessoas, reação que sempre nos surpreende, nos devolve a estranheza (o nós inclui todos os que conciliam atividades profissionais muito distintas).

Ronald Leite Rios, mais conhecido como Rony Rios, nasceu em 1936 em Campos dos Goytacazes e morreu de câncer linfático, aos 64 anos, em 2001.

Informa a Wikipedia: “Além de ator, Roni também trabalhava como médico veterinário e era presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários. Até 2000, ele era diretor do Sindicato dos Artistas. No SBT, ele integrou o elenco de A Praça é Nossa desde a estreia em 1987. No fim da década de 50, Rony já trabalhava ao lado de Manuel da Nóbrega na Praça da Alegria.”.

E acrescenta que, no SBT, ele “destacou-se por seus papéis da Velha Surda (o mais conhecido de todos), Philadelpho (o Fifo) e o Explicadinho”.

Ele era, de fato, o mais popular ator da Praça, que não conseguiu substitutos à altura e vem perdendo pontos no Ibope.

Rony Rios ganhou o direito de ocupar um espaço neste blog pelo que representou como fonte de entretenimento, pelas décadas de alegria e diversão que produziu para os brasileiros.

Pena que as emissoras nacionais – com a honrosa exceção da Globo – não possuam boas opções de retransmitir seus antigos programas, o que daria a Rony Rios o seu real valor.

Só o YouTube cumpre este papel, mas com as limitações da qualidade.

Ademais, é notória a tendência brasileira – ou humana? – de preferir o imediato, o recente, ainda que o antigo tenha sido melhor, ou no mínimo ótimo.

Talvez uma consequência da também notória preguiça de pesquisar; uma letargia ligada à preguiça mental e à preguiça física.

Mas, pelo menos em seu não tão distante tempo, Rony Rios divertiu bastante seus conterrâneos. E teve uma vida bem ativa.

Para acesso ao verbete Ronald Leite Rios na Wikipedia, cliqueaqui.

 

 

Anúncios
Publicado em Artes culturais. Tags: . 1 Comment »

Uma resposta to “O falecido humorista Rony Rios, intérprete da Velha Surda da Praça, era um veterinário que exercia regularmente as duas profissões”

  1. Pamela Says:

    Eu gostava de ver a velha surda na praça é nossa


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: