Ted Boy Marino, falecido em setembro de 2012, era o ídolo maior do telecatch, o entretenimento infantilóide das lutas fictícias

Morreu em 27/09/2012, aos 72 anos, Ted Boy Marino, que foi famoso nas décadas de 1960 e 1970 como lutador de telecatch, um entretenimento que a Wikipedia define como “um programa de televisão criado na extinta TV Excelsior do Rio Canal 2, dedicado à exibição de combates de luta-livre que combinavam encenação teatral, combate e circo”.

Mário Marino, seu nome real, era italiano de nascimento e também viveu na Argentina; louro e atlético, também trabalhou na televisão e cinema durante seu auge de popularidade. Morreu durante uma cirurgia para tratar de trombose, mas tinha vários problemas graves de saúde.

No telecatch os lutadores usavam codinomes, se fantasiavam, provocavam a plateia e fingiam lutar; um artifício comum dos roteiristas – ou quem fazia um papel assemelhado – era a reviravolta, a reação vitoriosa do lutador que estava apanhando muito durante o desenrolar da pseudoluta.

Outro artifício era selecionar lutadores para fazerem o papel do “bom” ou do “mal”, e Ted Boy Marino virou o símbolo padrão do “bom”.

Os norte-americanos ainda gostam do formato, como se pode ver no ótimo filme “O Lutador” (“The Wrestler”), do excelente diretor-revelação Darren Aronofsky.

O telecatch teve grande audiência em torno de 1970, o que só a personalidade infantilóide presente em grande parte dos adultos explica.

Já as lutas sérias (o boxe naquela época, o MMA hoje) também têm raízes instintivas, mas distintas: os traços animalescos, ligados à violência, à agressão, à superação do oponente.

E o planeta Terra segue em sua evolução contínua, enquanto a humanidade balança entre o racional e o irracional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: