‘Ninguém levantará a saia da mulher mineira’, e outros casos estapafúrdios narrados por Stanislaw Ponte Preta

Em 1966 o jornalista e redator humorístico Sérgio Porto (1923-68) publicou o livro Febeapá: Festival de Besteiras Que Assola o País, sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta.

A primeira parte é uma coletânea de casos reais que haviam acontecido no Brasil, por ele coletados do noticiário jornalístico, geralmente casos absurdos, ridículos, exóticos, sempre acompanhados de seus venenosos comentários.

E da própria seleção dele fiz uma segunda seleção, que publico em pílulas, entremeando outros textos de outros temas; começo pelos que ficaram mais bem gravados na minha memória, aqueles que tive várias oportunidades de recontar em conversas com amigos:

Em Fortaleza um colunista político, irritado com as bandalheiras dos vereadores em nome da liberdade, escreveu em sua coluna que metade da Câmara era composta de ladrões. No dia seguinte saiu fumacinha e fizeram ameaças ao colunista se ele não desmentisse. Ele, em vez de desmentir, ratificou e ninguém percebeu, pois deu uma segunda notícia, dizendo que havia uma metade na Câmara de Vereadores que não era composta de ladrões. 

A minissaia era lançada no Rio e execrada em Belo Horizonte, onde o Delegado de Costumes (inclusive costumes femininos), declarava aos jornais que prenderia o costureiro francês Pierre Cardin (bicharoca parisiense responsável pelo referido lançamento), caso aparecesse na capital mineira ‘para dar espetáculos obscenos, com seus vestidos decotados e saias curtas’. E acrescentava furioso: ‘A tradição de moral e pudor dos mineiros será preservada sempre’. Toda essa cocorocada iria influenciar um deputado estadual de lá — Lourival Pereira da Silva — que fez um discurso na Câmara sobre o tema ‘Ninguém levantará a saia da mulher mineira’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: