A necessidade humana do convívio social garante o sucesso e o lucro dos cinemas

Fui um menino, adolescente e jovem altamente cinéfilo; tinha até o hábito aventureiro de escolher filmes em cinemas diferentes de Belo Horizonte só para conhecer outros locais e bairros.

É difícil comparar valores financeiros com o distanciamento de três ou quatro décadas, mas acredito que o custo era razoavelmente barato pois minha família era de poucas posses e, ainda assim, não impunha limites para tal lazer.

Hoje, os antigos cinemas de rua praticamente desapareceram em qualquer metrópole brasileira; quase todos os que restam são destinados ao público metaforicamente chamado de adulto, e informalmente de tarado.

Mas o número de salas – menores, é verdade – até aumentou com o advento dos shoppings centers.

E com bilhetes proporcionalmente muito mais caros, apesar da confessada dificuldade de comparações a longo prazo.

Os empresários usam uma técnica semelhante à das passagens de avião, com preços variados de acordo com o dia, com a hora.

Em dias mais concorridos, o preço da sessão de cinema já ultrapassa 20 reais na capital mineira.

E com boa média de público: nos horários e dias mais procurados, as filas podem ser longas e demoradas, e não é incomum o esgotamento da lotação.

Para alegria dos vários investidores e trabalhadores do ramo, dos produtores aos exibidores.

A chave do sucesso está na sociabilização: ver filmes em casa é mais barato e mais confortável, mas solapa um grande valor da humanidade, que é a vida social.

Uma situação idêntica à da música: só a necessidade do contato humano explica a substituição da audição caseira (que permite alta qualidade de som, conforto, concentração e escolha do momento) pelo desconforto e baixa qualidade de som dos grandes eventos.

O convívio social é uma necessidade do ser humano, que para atingi-lo supera as dificuldades citadas, além de custos e até riscos relacionados à segurança pública.

Tem um forte valor psicológico, um valor positivo que contrasta com a sensação de solidão, do isolamento.

Valor que os empresários espertos sabem reconhecer, e explorar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: