Nova crise se avizinha, e o Brasil ainda é ineficiente na produção industrial dos produtos que exporta

Por todo o século 20 se falou que o Brasil estava errado em ter uma política econômica basicamente exportadora de produtos primários e importadora de produtos industrializados.

Ok, a situação melhorou bastante. Mas boa parte do que ainda é exportado poderia receber processamento industrial nas terras brasileiras, em indústrias nacionais, contratando mão de obra também local, além de especializada e melhor remunerada.

Com o acima exposto concorda o físico Ennio Candotti (quatro vezes presidente da SBPC e o atual vice, também professor da Universidade Federal do Espírito Santo) e assim falou ao caderno Aliás do jornal O Estado de São Paulo, edição de 04/03/2012:

Veja, ainda temos um perfil de exportador de matérias-primas. A China nos manda produtos elaborados e nós mandamos matérias-primas. Ela vem fazendo isso nos últimos cinco, oito anos. Há dez anos, portanto, a China não era exportadora de matérias elaboradas. Ou seja, em uma década, o perfil da economia de um país pode mudar, mas isso exige planejamento, esforço concentrado. Temos uma pauta de exportações em que o valor agregado é ainda muito modesto. O fato de termos poucas patentes reflete isso. Discutíamos isso 30, 20 anos atrás, no início da industrialização da Coreia, e ainda não produzimos um carro nacional. A Índia está fabricando um carro de US$ 2 mil, a China vende automóveis muito baratos. Não saberíamos fazer coisa semelhante? Saberíamos, sim. Talvez o fato de exportarmos grãos e minérios nos dê uma situação cômoda de poder gerar riqueza sem investir muito em inteligência.”.

Para acesso ao inteiro teor da entrevista realizada por Mônica Manir, cliqueaqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: