Chico Anysio já acusou Jô Soares de desempregar humoristas quando este se fixou em talk-show e desistiu dos programas de auditório

Acho interessantes as discussões do tipo “quem foi o melhor”.

Nunca haverá unanimidade pois conceitos e opiniões variam, mas existem preferências. São os “mais votados”, formal ou informalmente.

Talvez Chico Anysio, falecido em 24/03/2012, aos 80 anos, tenha sido o mais importante comediante brasileiro do século 20.

Além do seu trabalho, ele também deixou a imagem do espírito associativo, de sua constante defesa do mercado de trabalho para os colegas de profissão.

Em torno de 1990 Chico chegou a fazer críticas públicas a Jô Soares: alertou que a substituição do programa de auditório por um talk show (concretizada no SBT) levaria à perda definitiva de uma opção de trabalho para os humoristas.

Relembrando a história: Jô pilotava na Globo o programa “Viva o Gordo” e em 1988 transferiu-se para o SBT, onde manteve por curto tempo um de formato semelhante e criou o Jô Soares Onze e Meia, só para entrevistas. Chegou a dizer que este último era o seu sonho. Depois acabou com o primeiro (“Veja o Gordo”) e se manteve no segundo, transferido em 2000 para a TV Globo. É o único comediante fixo no talk show.

Quando o criticou, Chico Anysio acreditava que a Rede Globo não criaria um programa semelhante, pois somente ele e Jô tinham perfil adequado a liderar aquele modelo de empreitada. E certo estava.

Por outro lado, como criticar o Jô? É justo que o profissional fique algemado, impedido de mudar de estilo porque existe uma expectativa de que não haverá uma sucessão assemelhada?

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come…

O inteligente Jô não deixou o assunto render.

O tempo passa e a tudo muda; foi-se o maior de todos e Jô Soares envelhece; a nova geração experimenta novas fórmulas que pouco duram, mercê das grandes mudanças que afetam os veículos e as preferências do público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: