João Ubaldo Ribeiro goza o prazer dos novos ricos em encher a pança

Fui uma criança e adolescente ávido por leitura; um ícone da época foi a História do Mundo para as Crianças, de Monteiro Lobato, presenteado pela tia rica Nair, devidamente cantada pela minha mãe.

Entre outras centenas de informações que ajudaram na minha formação cultural, aprendi que o Império Romano ruiu, entre outros motivos, pela indolência da classe dominante.

Os vários historiadores da época contavam que eles viviam em festas intermináveis, e que muitos deles, de barriga cheia, provocavam o vômito para retornar ao banquete.

E empaturrar-se (ou empanturrar, ou empanzinar) continua sendo a primeira opção dos novos ricos que, à falta de outros objetivos de vida, avançam ferozmente sobre mesas fartas.

Se se interessassem pela ciência da fisiologia descobririam que o corpo humano não tem capacidade para metabolizar o excesso de gordura, de açúcares, de álcool, de nicotina.

E que as doenças provocadas por tais excessos são sempre dolorosas e limitantes; em consequência, deprimentes.

Incapazes de resistir ao prazer da comida, os novos ricos se iludem com uma solução de aparência, pela via da cirurgia plástica.

Meu cronista favorito, João Ubaldo Ribeiro, resolveu gozar a categoria na sua coluna de 19/02/2012, n’O Estado de São Paulo, da qual extraio este parágrafo de exemplar criatividade.

Gugu Galo Ruço e Marquinhos de Edna, cada um também mais rico milionário que o outro, vão fretar um Boeing para ir fazer lipoaspiração de cachaço, bochecha e barriga na América do Norte, decisão tomada depois que ambos cravaram 114 de colarinho, no dia em que botaram gravata para serem homenageados pelos bancos em que têm contas. Quanto às barrigas, faz muito que eles não veem os pés e fazem as unhas orientando as pedicuras por meio de monitores de televisão. Eles ficaram assim de tanto se atufarem daquelas comidas de rico milionário, sarapatéis de tripa de faisão, acarajés de trufas brancas, doces de leite de panda e moquequinhas de ostras frescas da Normandia.”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: