Ecologista Jared Diamond afirma que Brasil dá mau exemplo na preservação de suas florestas tropicais

O biogeógrafo americano Jared Diamond talvez seja o mais conhecido ecologista do planeta, e um grande apologista dos perigos da falta de preservação dos recursos naturais.

Em longa entrevista concedida ao caderno Aliás, do jornal O Estado de São Paulo, edição de 22/01/2011, o jornalista levantou a seguinte questão: “Alguns cientistas afirmam que não se pode dizer ao certo que o aquecimento global seja culpa da ação do homem; pode ser parte de um ciclo natural da Terra.”.

Diamond respondeu: “O argumento de que as mudanças climáticas que estamos presenciando hoje sejam apenas naturais é simplesmente ridículo. Tanto como aquele que nega a evolução das espécies. As evidências de que tais mudanças se devem a causas humanas são irrefutáveis. Os anos mais quentes registrados em centenas de anos se concentram nos últimos cinco que passaram. O planeta já enfrentou flutuações de temperatura no passado, mas nunca nos padrões registrados hoje. Não conheço um único cientista respeitável que afirme que as atuais mudanças de clima não se devam à ação humana.”.

E lembrou que a catástrofe – ele usa mais a expressão colapso – pode ser evitada: “Se ocorrer, será porque nós, humanos, o causamos. Não há segredo sobre quais são os problemas: a queima exagerada de combustíveis fósseis, a superexploração dos pesqueiros no mundo, a destruição das florestas, a exploração demasiada das reservas de água e o despejo de produtos tóxicos. Sabemos como proceder para resolver essas coisas. O que falta é vontade política.”.

Foi discreto e cavalheiresco quanto à participação do Brasil na degradação do meio ambiente; no resumo que abriu a reportagem, os editores da matéria relatam que ele “avalia que o Brasil dos combustíveis verdes tem sido ‘uma inspiração para o mundo’, mas também um ‘mau exemplo’ na preservação de suas florestas tropicais”.

Para acessar o inteiro teor da entrevista, cliqueaqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: