A morte precoce do jornalista e escritor Daniel Piza foi uma perda lamentável para a cultura brasileira. Um lágrima para ele

Todo domingo, sempre que possível, pego o carro e me desloco para comprar, em Belo Horizonte, o jornal O Estado de São Paulo.

A edição dominical é sempre especial, recheada de textos analíticos e crônicas.

No caderno de cultura sou leitor fiel dos textos de João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo e da coluna de Daniel Piza, que também é o editor responsável pelo setor. Era.

O primeiro dia e também primeiro domingo de 2012, foi a data do enterro de Daniel Piza.

Informa o próprio Estadão, em texto da internet:

O jornalista Daniel Piza, de 41 anos, morreu na noite desta sexta-feira, 30, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Estava em Gonçalves (MG), onde passava as festas de fim de ano com a família. Chegou a ser socorrido pelo pai, que é médico, mas não resistiu. […] Advogado, formado no Largo de São Francisco, era escritor, com 17 livros publicados, entre eles Jornalismo Cultural (2003), a biografia Machado de Assis – Um Gênio Brasileiro (2005), Aforismos sem Juízo (2008) e os contos de Noites Urbanas (2010). Traduziu títulos de autores como Herman Melville e Henry James e organizou seis outros, nas áreas de jornalismo cultural e literatura brasileira.

Uma perda lastimável para a inteligência brasileira, para um país carente de uma melhor e mais homogênea formação cultural, repleto de problemas que precisam ser melhor conhecidos e analisados.

Em sua coluna ele habitualmente usava o intertítulo “Uma lágrima” para falar de mortos recentes, principalmente na área cultural.

Blogueiros de todo o país já escolheram a mesma expressão para lamentar sua morte. Justa homenagem.

P.S.: E não consegui o jornal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: