Depois de ver o filme do Capitão América em 3D, estou enterrando os super-heróis no fundo da memória

Fui um adolescente que consumia vorazmente as revistas de histórias em quadrinhos, principalmente as dos super-heróis como o Homem Aranha, ídolo maior.

O saudosismo me levou, algumas vezes e já adulto, ao cinema ou à telinha para ver as modernas filmagens daquelas histórias fantásticas — no sentido que seria melhor abrangido pelo neologismo fantásicas.

O Capitão América não estava na minha lista de preferidos da adolescência: o excessivo, exacerbado nacionalismo embutido no personagem me deixava confuso.

Nem percebia que a própria roupa do personagem representava a bandeira dos Estados Unidos.

No início deste setembro, deste 2011, resolvi fazer mais uma concessão ao saudosismo assistindo à versão cinematográfica do Capitão América o que, ademais, me daria a oportunidade de assistir a um filme em terceira dimensão, algo que só fizera umas três décadas antes.

A tecnologia do 3D é interessante, mas o resultado foi insatisfatório: aqueles óculos ridículos e diminutos, que exigem constante reposição da cabeça e do ângulo de visão, atrapalham e reduzem o envolvimento com a história e as imagens.

Mas a decepção maior cai na conta do dinamismo exagerado das cenas, da movimentação eletrizante dos personagens, da velocidade de tudo e de todos; não dá tempo para acompanhar o desenrolar do filme.

Ao sair do cinema, a sensação que tive foi de um vazio, de um tempo mal gasto, mal aproveitado, que nada deixou de útil.

Um evento que desapareceu da memória, pois pouco me lembro das cenas do filme; foi como se tivesse dormido longe do conforto da cama por quase duas horas.

Antes de ver o Capitão América eu estava pensando na possibilidade de ver Thor e Lanterna Verde, mas acabo de tomar uma decisão: estou enterrando os super-heróis norte-americanos nas profundezas da minha memória.

Deixe um comentário

