Jorge Sapateiro deixou saudade no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte

Jorge Soares Ferraz, mais conhecido como Jorge Sapateiro, faleceu em 15/09/2011 e deixou muita saudade no bairro de Santa Tereza (Belo Horizonte).

Segundo informações de vizinhos,dias antes ele fraturou o fêmur mas não resistiu ao posterior trauma operatório. Estava com 75 anos e tinha problemas cardiovasculares.

Como última homenagem, republico abaixo um texto que escrevi sobre a sua aposentadoria, intitulado “Aposenta-se Jorge, o mais antigo sapateiro de Santa Tereza” e publicado na internet em 21/07/2010:

Jorge Sapateiro, o mais antigo e conhecido sapateiro do bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, decidiu fechar a sua tradicional sapataria da rua Dores do Indaiá no mês de julho de 2010.

Com a aposentadoria, aos 74 anos, ele encerra um ciclo de 60 anos na profissão, sendo 46 deles no segundo quarteirão da mesma rua, onde começou como auxiliar de João Batista de Sá (seu João), a quem sucedeu a partir de 1979. Seu João Sapateiro também deixou lembranças entre os mais antigos moradores de Santa Tereza e já tinha quase 90 anos quando se aposentou e passou o ponto para Jorge. Faleceu com quase um centenário de vida.

Jorge Sapateiro, além de conhecido pela qualidade de seus serviços, era muito popular e sua oficina sempre foi um ponto de parada e encontro de vizinhos. Nos fins de semana, muitas vezes aos domingos, promovia pequenos churrascos e rodadas de cerveja. Nos últimos dias de funcionamento (ontem ainda foi um destes dias) recebeu a visita de vários vizinhos e fregueses, e chegou a se emocionar.

A difícil decisão pela aposentadoria foi motivada pela saúde, pois recentemente ficou hospitalizado durante alguns dias por causa de “água na pleura”. Anos antes ele precisou recorrer a uma cirurgia cardíaca de ponte de safena.

Jorge Soares Ferraz nasceu em 28 de março de 1936 na cidade mineira de Resplendor. É casado com Júlia Vieira Ferraz, com quem tem três filhos. Moram no vizinho bairro da Saudade.

Na foto acima, tirada em 20/07/2010, Jorge Sapateiro está à direita. Ao seu lado meu pai, Eugênio Soares Rodrigues.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: