O uso de fontes secretas quebra a credibilidade da reportagem (sobre uma suposta sucessão de confrontos entre Dilma e seus ministros)

Alguns textos d’O Estado de São Paulo ainda usam a velha técnica jornalística de relatar e até detalhar fatos e conversas testemunhados somente por fontes ocultas, (em off, de acordo com o jargão midiático).

É uma técnica, uma ferramenta, mas perde em credibilidade para as informações mais verificáveis.

Ainda assim, foi fartamente usada numa reportagem que ocupou toda a página A-4 da edição de 07/08/11, encimada pelo título “Com projetos na gaveta, ministros são anulados por controle total de Dilma”.

Selecionei o trecho abaixo como exemplificação desta técnica jornalística, mas também pela sua importância como noticiário político:

Em conversas reservadas, os ministros ouvidos pelo Estado listam uma série de projetos prontos para serem apresentados à sociedade, mas que continuam na fila de espera, aguardando o aval da presidente. Isso pode ser bom para a imagem da petista, mas, dizem os ministros, fragiliza o governo.

Detalhista, Dilma lê linha por linha de todos os projetos e manda refazê-los várias vezes. Os vazamentos de informações, principalmente de pedaços de propostas que ela não analisou, irritam a presidente, que não suporta disputas veladas entre auxiliares – ela está convencida de que muitos desses vazamentos têm por trás esse objetivo, sobretudo na equipe econômica. Beira o ódio presidencial a quebra da regra que não permite que ministros comentem temas de pastas alheias.

Dilma ficou furiosa, por exemplo, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, depois de ler nos jornais uma parte do projeto da política industrial, o Plano Brasil Maior, só divulgado no início da semana passada.”.

São afirmações que podem ser verdadeiras, falsas ou trazer meias-verdades; só o futuro vai ajudar a separar o joio do trigo.

Pois não se sabe quem disse, se transmitiu corretamente a informação, e quais eram seus reais interesses.

Para acesso ao inteiro teor do texto, CliqueAqui.

Anúncios
Publicado em Mídia. Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: