A catedral de Congonhas é uma cópia do santuário de Braga, Portugal

Pouca gente sabe, mas a catedral de Congonhas (MG) tem um modelo, uma matriz: o Santuário do Bom Jesus do Monte ou Santuário do Bom Jesus de Braga, situado na antiga cidade de Braga, norte de Portugal.

O santuário possui uma grande igreja ao alto, alcançável por uma extensa e larga escadaria com capelas nas laterais (que também é a estrutura básica da matriz de Congonhas). As obras começaram em 1 de Junho de 1784 e foram concluídas em 1811. A escadaria de Braga é maior e tem muretas laterais que formam um caracol com linhas retas.

Quanto à igreja de Minas Gerais, segue uma descrição extraída da Wikipedia: A fundação do santuário é atribuída ao português Feliciano Mendes que, tendo adoecido gravemente, prometeu construir um templo a Bom Jesus de Matosinhos, como o que havia em Braga, sua terra natal, caso alcançasse a cura. O conjunto foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX, por vários mestres, artesãos e pintores, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde.

Os nomes dos dois conjuntos amplia a relação: Santuário do Bom Jesus do Monte (ou de Braga) e Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Fiz a foto abaixo, da majestosa escadaria (que poderia estar melhor conservada) em 18/06/11:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: