Há quem diga que o fato de Dilma não participar do varejo político seja defeito

Na década de 1980 a economia brasileira se desorganizou, mercê da incompetência do último governo da ditadura militar, o do general João Baptista Figueiredo.

Premido pela circunstância, a mídia dobrou o espaço da economia no seu noticiário.

Com texto irônico, frases curtas e diretas, evitando termos técnicos, Joelmir Beting chegou a ser considerado por muitos como o melhor jornalista especializado no assunto.

Mas havia, e há, outros profissionais que sabem escrever ou falar muito bem sobre o complexo tema, como Suely Caldas, que escreve uma coluna todos os domingos n’O Estado de São Paulo.

Ela sabe conectar economia e política, sabedora de que são indissociáveis.

Às vezes, mais parece uma analista de política, como no artigo de 12/06/11, do qual extraio a seguinte comparação entre os dois últimos mandatários maiores do país:

Com a demissão de Palocci, Dilma vem sendo cobrada para conceber um modelo de diálogo com parlamentares. Seu antecessor passou oito anos dedicando boa parte do tempo a negociações com partidos aliados. A cada proposta do Executivo levada ao Congresso, o Palácio do Planalto respondia com distribuição de cargos e verbas. Lula cedeu a essa prática sem resistências, loteou o governo entre os partidos, enfrentou incontáveis denúncias de corrupção e fraudes no governo e acabou consolidando um modelo ruim, que degrada a gestão pública.

Estilo diferente de Lula, Dilma age inversamente, tem sido dura em confiar cargos a políticos despreparados. Isso seria qualidade ou defeito? A classe política considera defeito e evoca Lula como exemplo: ele, sim, foi sábio nessa função.

Para acesso ao inteiro teor do texto, CliqueAqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: