Vargas Llosa atribui à internet a sequência de manifestações no Oriente Médio

O grande assunto da mídia internacional e brasileira no último domingo (20/02/2011) foi a tensão no Oriente Médio, causada pelas manifestações populares que aconteceram no Egito, Tunísia, Líbia, Bahrein e Iêmen.

Os ditadores do Egito e Tunísia foram derrubados e a situação está mais grave na Líbia, que já estaria com mais de 200 manifestantes mortos, segundo a mídia.

Mario Vargas Llosa, o veterano escritor do momento, ganhador do último Nobel de Literatura, escreveu sobre o assunto no artigo História feita pelo povo, traduzido para o português, na edição do dia citado, pelo O Estado de São Paulo.

Llosa atribui à globalização e à internet esta série de manifestações populares que pode (ou não) se transformar no mais importante fato da política internacional contemporânea.

Destaco dois parágrafos do artigo:

Mas esse estado de coisas que foi o de incontáveis países ao longo da história, jamais teria provocado o levante sem um fato determinante dos tempos modernos: a globalização. A revolução da informação foi esburacando por toda parte os rígidos sistemas de censura que os governos árabes haviam instalado para manter os povos que exploravam e saqueavam, na ignorância e no obscurantismo tradicionais. Hoje, porém, é muito difícil, quase impossível, um governo submeter a sociedade inteira às trevas midiáticas para manipulá-la e enganá-la como outrora.

A telefonia celular, a internet, os blogs, o Facebook, o Twitter, as redes internacionais de televisão e demais recursos da tecnologia audiovisual levam a todos os rincões do globo a realidade de nosso tempo e forçam comparações que por certo mostraram às massas árabes o anacronismo e barbárie dos regimes que sofriam e a distância que os separa dos países modernos.”.

Para acessar ao inteiro teor do artigo, CliqueAqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: