Uma lista de previsões futurológicas em tecnologia

Sempre gostei de previsões, não as astrológicas que de lógicas só possuem a rima, mas daquelas que possuem base científica.

Talvez tendências seja a palavra mais adequada (o campo é a futurologia).

A edição de 13/02/11 d`O Estado de São Paulo publicou uma reportagem especial sobre “as principais tendências da indústria eletrônica que vão tornar a vida mais interessante”.

E concluiu: “Nossa lista final foi a seguinte: 1. Tablet-mania; 2. Supercelular a 30 Megabits em 2015; 3. Smartphone como carteira eletrônica; 4. Conexões USB dez vezes mais rápidas; 5. TV 3D: com ou sem óculos; 6. Fusão TV-computador-internet; 7. A guerra dos chips; 8. Super telas nítidas à luz do sol; 9. Localizar pessoas pelo celular; e 10. Baixar tudo por streaming (clique e veja, clique e ouça, sem copiar).”.

Criou também uma lista secundária: “Vale ainda registrar que existem tendências mais abrangentes que deverão ter grande influência no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, como: casa inteligente, carro digital, eletrônica verde, revolução das redes sociais, escola do futuro, teleeducação, teletrabalho e telemedicina.”.

Cada item recebeu uma análise própria dentro das duas páginas reservadas para o tema.

O primeiro item, tablete-mania, é uma referência ao iPad; a matéria é elogiativa por demais, não está em acordo com as muitas opiniões de especialistas que consideram a versão atual da Apple ainda precária e limitada, um produto intermediário.

Mas a previsão tem validade de cinco anos, suficiente para grandes transformações na área de informática.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: