Alexandre Garcia diz que “continuamos jogando lixo para bloquear águas”

Na madrugada de hoje (11/01/2011) São Paulo sofreu mais uma rotineira inundação causada por fortes chuvas.

Quatorze mortos na região metropolitana e grandes prejuízos materiais.

A mídia já mostrou em várias reportagens (a melhor delas foi a do repórter Maurício Ferraz, analisada no post de 15/02/2010 do meu blog UOL, acessável através do link de Mensagens anteriores, no final da página do blog) que, se a impermeabilização do solo pelo asfalto é a grande causa, o lixo tornou-se um agravante respeitável.

Nesta manhã, o telejornal Bom Dia Brasil fez uma ampla reportagem sobre o assunto e destacou o jornalista Alexandre Garcia para um texto opinativo, um equivalente aos tradicionais editoriais da mídia escrita.

Ele e Miriam Leitão cumprem este papel com regularidade, ela com um perfil mais analítico.

Segue o corretíssimo texto de Garcia:

Há mais 400 anos, não havia isso em São Paulo. Podia chover toda a água que o céu mandasse e ela escoava. A região onde está a grande metrópole da América Latina era cortada por uma imensa rede de riachos e córregos que escoava a água que não era absorvida pelo solo coberto pela vegetação.

Mas aí veio o concreto e o asfalto, e como a lei da gravidade não muda com a mudança de solo, a água, com a impermeabilização passou a se acumular, a inundar e a matar.

A água ainda deu chances aos humanos, mostrou seus caminhos ao longo de décadas. Mas os humanos não perceberam o aviso. Obras de escoamento e desobstrução são insuficientes. Os humanos acrescentam os lixos para bloquear as águas. Todo ano é assim. Sabe-se por quê e o quê é preciso fazer e deixar de fazer. A cada ano que se espera para evitar lixo e escoar a chuva, a água vem de novo cobrar o pedágio da falta de ação. E vai ser assim também no ano que vem se não fizer alguma coisa.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: