Sociólogo Francisco de Oliveira continua alfinetando o ex-presidente Lula e o PT

O sociólogo Francisco de Oliveira já foi um trunfo para o Partido dos Trabalhadores, o PT: um militante muito ativo que era, e continua sendo, respeitado nos meios universitários.

Mas a chamada “crise do mensalão” lançou o ex-ícone para a oposição: não aderiu aos partidos contrários, mas tornou-se um crítico mordaz e duro.

E, pior, ativo frequentador da mídia.

O jornal Estado de São Paulo publicou, em 31/12/2010, um caderno especial sobre a substituição de Lula por Dilma Rousseff na presidência da República, onde Chico de Oliveira concedeu uma entrevista de quase meia página com a dureza que se tornou seu padrão.

Destaco os dois primeiros parágrafos:

Pergunta: Qual leitura o sr. faz dos oito anos do presidente Lula?

O balanço geral é mediano. Essa história de “nunca antes neste país” é conversa fiada. O País com Lula não está nada acima da média histórica de crescimento da economia brasileira. O Brasil foi a segunda economia mundial a crescer sustentadamente durante um século. Mas foi um crescimento feito sem nenhuma distribuição de renda. A gestão do presidente Lula não diminuiu desigualdade nenhuma, isso é lenda criada a partir de muita propaganda. O que houve foi uma transferência de renda a partir do governo para os estratos mais pobres. Distribuição ocorre quando existe a mudança da renda de uma classe social para outra. Nesse sentido, não houve nenhum avanço.

Pergunta: O sr. concorda com os que afirmam que Lula é um mito?

Sim, e como acontece em todos os casos, com o Lula o mito é maior do que a realidade. Ele construiu um mito poderoso devido a vários fatores, entre os quais, conta o muito o fato de ele ser de origem pobre. Até hoje o presidente é considerado um operário, mas não pega em uma ferramenta há 50 anos. Isso o ajuda a fomentar uma figura.”

Para acesso à entrevista completa, CliqueAqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: