Avenida Sapo, número Queijo, complemento Nada. Este é o endereço de um brasiliense

Conversar por telefone é mais difícil do que na presença do interlocutor: o próprio movimento dos lábios ajuda na interpretação correta das palavras, letras, números e siglas.

No passado, a qualidade do som era ainda pior, então criaram-se técnicas para ajudar na interpretação correta.

Uma delas é usar uma palavra simples para indicar qual é a letra falada. Tipo: A de ave, B de bola, C de casa, D de dado.

A técnica foi copiada das primeiras lições de alfabetização, e é especialmente útil em Brasília, onde as vias e endereços praticamente não usam nomes próprios, somente palavras adequadas à localização e siglas.

Algo um pouco complicado para ser entendido por quem não é de lá, e altamente complicado pra quem tem baixo nível de escolaridade.

Um exemplo especialmente engraçado serviu para uma reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, de 22/11/2010, cujo texto transcrevo abaixo:

O designer Mateus Oliveira Pinto levou um susto quando recebeu uma correspondência de uma operadora de telefonia com o seguinte endereço: “Sapo Queijo Nada 214”. Ele mora na Superquadra Norte (SQN) 214, em Brasília, e ligou para a central de atendimento da operadora para atualizar o endereço quando ocorreu o equívoco.

“A pessoa não entendia o S, não entendia o N. Na tentativa de simplificar o processo eu criei umas palavras, normal, ‘sapo queijo nada’ para facilitar o entendimento, mas a atendente eu acho que não entendeu que eu queria passar as primeiras letras de cada palavra”, conta.

Quando a fatura chegou, o designer percebeu que o endereço virou: Sapo Queijo Nada 214. “Normalmente, a gente passa muita raiva com esses atendimentos de call center. Finalmente, me proporcionaram um momento de alegria”, brinca.”

Para acessar o vídeo, CliqueAqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: