Villas-Bôas Correa explica a origem dos jornais matutinos, vespertinos e noturnos

Quando eu comecei no jornalismo, os jornais impressos eram em muito maior número e tinham horários diferentes de edição.

Em Belo Horizonte, a maior empresa do ramo tinha um jornal matutino (O Estado de Minas) e um vespertino (Diário da Tarde).

O Estado de São Paulo era matutino e a empresa também era proprietária do vespertino Jornal da Tarde.

O caso mais extremado era o da atual Folha de São Paulo, antigamente dividida em Folha da Manhã, Folha da Tarde e Folha da Noite, fundidos em 1º de janeiro de 1960.

A melhor explicação sobre este desaparecido costume empresarial encontrei no livro Conversa com a memória, de Villas-Bôas Correa, do qual extraí os seguintes trechos:

Vespertino feito na correria de nervosa jornada que começava às sete da manhã e com o fechamento entre meio-dia e uma da tarde, A Notícia era o modelo do jornal daquele tempo para o leitor que regressava à casa no bonde modorrento ou no ônibus, mais rápido e mais caro.

[…]

O matutino era a folha que se lia em casa pelos que iniciavam mais tarde a jornada do batente.

Leve, escandaloso nas grandes manchetes, com espaço para o noticiário da cidade, os desastres e crimes, o vespertino era vendido nas bancas e pelos jornaleiros pendurados nos estribos dos bondes ou que invadiam os ônibus. O jornal da volta à casa, ao entardecer, começo da noite.

Coisa de um tempo em que, nas grandes cidades, a população viajava como gente, sentada nos ônibus, nos bondes abertos, arejados e lentos, nos trens da Central e da Leopoldina.

Ele se referia ao seu início de carreira, em meados dos anos 1940.

Para os poucos que já possuem o aparelho de livros eletrônicos ou têm paciência e coluna vertebral resistente a uma longa leitura na tela, o excelente livro está disponível, gratuitamente, na página pessoal de Villas-Bôas Correa na internet (http://www.vbcorrea.com.br).

Anúncios
Publicado em Mídia. Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: